“Procuramos uma nova tecnologia para preencher o vazio, mas enquanto a rampa digital sobe, nossa vida emocional desacelera”. O trecho de “Alone Together”, livro de Sherry Turkle (professora de estudos sociais no MIT) lançado em 2012, é o ponto de partida para a animação “Way Out”, da ilustradora chinesa Yukai Du

“O contraste entre a emoção exagerada dos cidadãos com seus telefones revela a nossa dependência excessiva de comunicação virtual. Uma consequência dramática e extrema mostra uma atitude negativa, quando não é possível escapar da ânsia tecnológica dos seres humanos”, explicou a desenhista, que hoje trabalha no estúdio londrino M-I-E studio.

Other-Characters2_30_5000

“A tecnologia promete deixar-nos fazer qualquer coisa em qualquer lugar com qualquer pessoa. Mas também drena-se a nos tentar fazer tudo em todos os lugares”, explica a autora americana. “Começamos a nos sentir oprimidos e empobrecidos pelas vidas que a tecnologia torna possível. Podemos ser livres para trabalhar em qualquer lugar, mas estamos propensos a ser solitários em todos os lugares. Em uma reviravolta surpreendente, uma conexão implacável leva a uma nova solidão”, conclui.

A ideia pode parecer um exagero fatalista para quem não vive sem celular, mas como adoramos aventuras apocalípticas –e o traços e tons de laranja e azul escolhidos pela Yukai–, essa é a dica de animação da semana.