Neste momento, a minha mesa tem um desodorante spray, cartões de visita de pessoas que não conheço, uma mini garrafa de vodka Gorbatschow vazia, um pote de iogurte vazio, desenhos, revistas, uma xícara de chá, duas garrafas de água, papéis, canetas. Tudo espalhado depois de um dia de trabalho. E vou dizer, não parece cool. Até pode existir criatividade na bagunça, mas uma hora você precisa colocar as ideias no lugar, liberar energia criativa.

Você pode gostar ou não de assistir programas de culinária. Mas se procura mais organização no trabalho, a dica é o mise-en-place. Este termo gastronômico em francês quer dizer algo como “colocando no lugar”. O repórter Dan Charnas, da NPR, conversou com diversos chefs sobre como eles se organizam para atender a demanda de trabalho e clientes. 

keep-calm-and-mise-en-place-3Algumas das dicas você já conhece, criar listas, separar tópicos, calendários e (tentar) manter a mesa limpa e o desktop organizado ajudam a não se desesperar. Quando você é freelancer ou autônomo, isso significa um aumento considerável na produtividade, o que pode virar menos tempo trabalhando e mais tempo no bar. (Ops!) Fazendo o que gosta ou se dedicando a algum projeto em especial.

Wylie Dufresne, chef premiado e responsável pela franquia wd~50 é confiante. ”Tudo começa com a sua lista. O que costumo fazer é, vamos dizer que eu tenho 23 itens para fazer o ‘mise en place’ todo o dia. Então no dia anterior, quando estou voltando para casa, escrevo tudo. Aí pego a lista, amasso e jogo fora. E então me torno minha própria lista. Agora você e a lista são um só, porque a lista criou uma faísca na sua cabeça e você vai lembrar.”

Não faço o perfil super regrada, mas Melissa Gray, que administra o conteúdo de canais culinários, diz que em algum momento você precisa ser metódico. Mise-en-place é realmente um método para a vida. Uma forma de concentrar a sua mente para um único foco no que você deveria trabalhar neste momento, uma forma de livrar-se das distrações. Minha mesa é especialmente organizada pensando nas coisas que uso muito, elas estão ao alcance das mãos. É ser metódico a ponto de colocar a caneta no mesmo lugar”. Será que funciona? Comigo nem dez minutos.

Descobri que tem uma galera que leva o termo realmente a sério como estilo de vida, muitos até tatuam a frase. Mas se você não quiser ir tão longe, pode contar pra gente um pouco da sua experiência, como está sua mesa no momento e compartilhar dicas de organização. Mise en place por enquanto, só na receita de hamburguer.