Meu primeiro contato com o feminismo foi no início do colégio, por volta dos 14 anos, através daqueles edições pocket da L&M que explicavam resumidamente e com algum bom senso muitas teorias complexas sobre a humanidade. Minhas visitas à biblioteca nunca foram tão intensas depois dessa leitura. Com a mesma didática, The Reconstructionists, projeto criado pela escritora Maria Popova e a ilustradora Lisa Congdon, conta um pouco da história de mulheres inspiradoras na arte, na história e na ciência. 
As ilustrações captam além da imagem, a personalidade de grandes pensadoras. As escolhidas vão de Frida Kahlo e Marie Curie a Billie Holiday e Gertrude Stein. O projeto faz um panorama de suas histórias e apresenta reflexões da autora sobre a relação das pensadoras com o mundo atual e dados que servem de referências para buscas mais profundas.

“Reconstructionists” é uma referência à Anaïs Nin, uma das 52 escolhidas, que escreveu sobre “o papel da mulher na reconstrução do mundo” em um diário com data de 1944. “A proposta é mostrar mulheres que tenham reconstruído, de forma grande ou pequena, com ou sem fama, a nossa compreensão de nós mesmas, do mundo e do nosso lugar nele”, explica a autora. Vale lembrar que Popova é a cabeça por trás do Brain Pickings, uma página super interessante sobre literatura, ciência e criatividade.

“Auto-conhecimento não é garantia de felicidade, mas está ao lado da felicidade e pode prover coragem para lutar por algo”
(Simone de Beauvoir) 

thereconstructionists1

“Nada na vida deve ser temido, só precisa ser entendido. Esta é a hora de entender mais para temer menos” (Marie Curie)

the-reconstructionists-marie-curie

“Pés, para que preciso de vocês, quando tenho asas para voar” (Frida Kahlo)

the-reconstructionists-frida-kahlo

“Quanto melhor nos sentimos sobre nós mesmas, menos vezes precisamos colocar alguém pra baixo para nos sentirmos mais altas” (Odetta) 

thereconstructionists2

“Por favor, não importe o quanto avancemos tecnológicamente, não abandonem os livros. Não há nada mais lindo no nosso mundo material do que um livro” (Patti Smith)

thereconstructionists3

“Você não pode consumir criatividade. Quanto mais você a usa, mais você a tem”
(Maya Angelou)

thereconstructionists4