Já foi a época em que era preciso passar por um buraco na cerca e correr de seguranças para conseguir visitar a Teufelsberg, a Montanha do Diabo, parte da lista de intrigantes espaços abandonados de Berlim. Usada pelos Estados Unidos na Guerra Fria para prevenir ‘seu lado do muro’ de ser invadido pelos soviéticos, hoje se fortalece como a maior galeria de arte urbana da capital com obras de 180 artistas, recebendo até 400 pessoas por final de semana.

tefeulsberg-malaguetas28

Onde a natureza e o caos se misturam

teufelsberg-antigaA antiga torre de espionagem da NSA está localizada na floresta de Grunewald, que fica no extinto lado ocidental da cidade, no bairro de Charlottenburg. Construída em uma montanha de escombros da Segunda Guerra, a montanha é o ponto mais alto de Berlim, com 115 metros de altura.

As bolas brancas no topo do edifício eram usadas como radares entre 1957 e 1991 e hoje servem como playground para os visitantes, cenário de um dos mais belos pontos para vêr o pôr do sol de verão e um espaço de acústica impressionante. Subir as escadas e chegar a esse último lugar, cercado de murais e cheio de sons amplificados de pessoas, é uma experiência única.

Com tours históricos que custam salgados 15 euros (a entrada comum custa 7), os guias te levam por uma volta em um dos prédios (achamos muito $$ por apenas uma hora lá dentro, correndo pra fotografar). Artistas dispostos a pintar no local entram de graça, é só comprar uns sprays e enviar email neste link aqui. Sempre tem gente pintando, o que traz muita vida ao local.

malaguetas-montanha-do-diabo

tefeulsberg-malaguetas29

tefeulsberg-malaguetas32

tefeulsberg-malaguetas36

tefeulsberg-malaguetas39

tefeulsberg

PRESERVAÇÃO EM PARCERIA COM A COMUNIDADE

Na última década, a torre foi invadida por grupos que buscavam uma experiência mais underground na cidade. Em 2011, ganhou seu primeiro tour de arte ‘oficial’. Com o escândalo que emergiu envolvendo a NSA e ligações de Angela Merkel em 2013, o espaço ganhou voz própria como ponto de exposições e instalações de protesto contra a espionagem americana. Desde então foi usada em um reality show meio ‘No Limite’ alemão, quando três caras tiveram que dormir uma noite dentro dela, além de desfiles de moda e espaço para residência artística.

O plano é de que ela vire um lugar sustentável, um parque aberto para a população. Assim como o Tempelhof (mostramos o antigo aeroporto desativado nesta matéria com o nordestino Narcélio Grud), é um dos pontos preservados pela população. Na iniciativa Recalling Times, você pode participar da mudança como voluntário, trazendo sugestões de aproveitamento do espaço. Hoje em dia grupos de arte, história e jardinagem se revezam para organizar e trazer a comunidade para o local, uma forma de preservar a diversidade e manter a ocupação.

tefeulsberg23

tefeulsberg-malaguetas399

tefeulsberg-malaguetas41

tefeulsberg-malaguetas36

tefeulsberg-malaguetas31

tefeulsberg-malaguetas21

tefeulsberg-malaguetas19

tefeulsberg-malaguetas12

tefeulsberg-malaguetas11

tefeulsberg-malaguetas9

tefeulsberg-malaguetas6

tefeulsberg-malaguetas2

tefeulsberg-malaguetas

tefeulsberg-malaguetas-38

tefeulsberg-malaguetas-29

tefeulsberg-malaguetas-20

tefeulsberg-malaguetas-15

tefeulsberg-malaguetas-14

tefeulsberg-malaguetas-10

tefeulsberg-34

tefeulsberg-16

montanha-malaguetas-graffiti

milk-malaguetas

tefeulsberg-malaguetas23

tefeulsberg-malaguetas18

tefeulsberg-malaguetas11

tefeulsberg-malaguetas8

tefeulsberg-malaguetas5

tefeulsberg-malaguetas4

tefeulsberg-malaguetas3

tefeulsberg-malaguetas-38

tefeulsberg-malaguetas-35

tefeulsberg-malaguetas-30

tefeulsberg-malaguetas-25

tefeulsberg-malaguetas-20

tefeulsberg-malaguetas-15

tefeulsberg-malaguetas-10

tefeulsberg-malaguetas-6

tefeulsberg-16

tefeulsberg-7

Fácil de chegar

Hoje em dia é super fácil e seguro chegar no local. Descendo na estação Grunewald, você está na entrada certa da floresta e com o mapa do local e as trilhas no caminho, é fácil se achar.

Nossas dicas:

- Vá de bike (vale a pena conhecer a região)
- Leve água (muita água) e petiscos, lá não vendem nada!
- Leve spray, stencils, canetas, vale a pena!
- Se programe para pegar o pôr do sol! Tem uma elevação próxima que é perfeita para fazer um piquenique, pegar um bronze. Nós fomos despreparados, mas o lugar é lindo.