Com adolescentes e famílias na plateia, o Summer Soul Festival reuniu fãs de estilos musicais diferentes no Anhembi nesta terça-feira (24), véspera de feriado em São Paulo. O evento reuniu ao todo cerca de 22 mil pessoas e cinco atrações.

Dentre os destaques da noite, o havaiano Bruno Mars e a inglesa Florence Welch foram os shows mais comemoradas pelo público. Transitando pela área vip, cercados por seguranças, estavam a modelo Alessandra Ambrósio e o ator Ashton Kutcher.

Bruno Mars encerrou a noite do festival com uma banda animada e coreografada. Além de seus hits e alguns sutiãs jogados no palco por fãs, o cantor ainda abusou de mashups como Nirvana e Michael Jackson e White Stripes com uma de suas canções.Os gritos histéricos das fãs não cessaram para comemorar os sucessos do cantor havaiano, que tocou “Billionaire”, “Runaway Baby”, “Marry You” e “The Lazy Song”.

Em resposta aos hits, as fãs cantaram uma versão em inglês de “Ai Se Eu te Pego”, de Michel Teló. “Não sei o que é isso, mas parece bom”, disse o cantor entre risos e tentando entender o coro.

Florence Welch homenageia Etta James

A banda Florence and The Machine apresentou a ruiva Welch por volta das 21h. Florence entrou descalça, com um vestido solto de verão e se mostrou muito à vontade no palco. Depois de apresentar músicas como “Shake It Out”, “You’ve Got The Love” e “Never Let Me Go”, a cantora agradece aos fãs como uma voz doce, que contrasta com seus momentos de vozeirão quando canta.

As três primeiras músicas foram tocadas com o piano num tom mais baixo e alguns arranjos ficaram quase imperceptíveis comparados a altura do som de Mars, mas o volume foi corrigido. A cantora tocou ainda “Dog Days Are Over”, “Raise It Up” e abraçou uma bandeira do Brasil jogada por um fã durante a apresentação.

Welch aproveitou ainda para fazer uma homenagem a cantora Etta James, que morreu vítima de complicações de uma leucemia no último dia 20. “Se não fosse por ela não estaria aqui”, diz antes de fazer à capella de “Somethings Got a Hold On Me”.

Dionne Bromfield e Rox levam novo soul ao festival

Afilhada musical de Amy Winehouse, a cantora Dionne Bromfield, com apenas 15 anos, mostrou que apesar de jovem tem a voz boa e consegue cativar o público. A inglesa abriu a tarde de shows com “Move A Little Faster”, de seu segundo álbum “Good For The Soul”, base de boa parte de seu setlist. A cover de “Forget You” – que apesar de ser sucesso na voz de Cee-Lo Green, foi composta por Bruno Mars, headliner do festival – também fez parte das canções tocadas.

“Minha madrinha (Amy Winehouse) disse que o Brasil foi o lugar que ela mais gostou de tocar. Por isso, vou cantar uma das favoritas dela”, disse a adolescente antes de começar “Ain’t No Mountain High Enough”, de Marvin Gaye.

Apesar do esforço para apresentar suas músicas pela primeira vez no país, Rox, já um nível musical acima de Dionne, que ainda está no início de carreira, não teve as reações que esperava da plateia, a não ser quando mencionou os headliners do Summer Soul. A cantora abriu o show com uma à capella de Nancy Sinatra, “Bang Bang”, e prosseguiu a apresentação com “No Going Back”, seu primeiro single lançado em 2009.

Com um vestido azul brilhante, sapatos vermelhos e levemente descabelada, a cantora abusou dos trejeitos vocais, que por vezes pareciam excessivos. Rox ainda fez um cover da música “Only Girl”, de Rihanna, que o público demorou para reconhecer e cantar junto.

Seu Jorge apresenta “Música para Churrasco”

O brasileiro Seu Jorge levou o samba para a pista do festival. Com o público mais disperso, mas também mais dançante, o cantor apresentou músicas de seu novo álbum, “Música Para Churrasco”, além dos sucessos “Burguesinha” e ” Carolina”. Mesmo com uma banda grande, envolvendo instrumentos de metais e coro, a troca de palco foi agilizada e o público não ficou esperando.  Muita gente também aproveitou para sentar e descansar nessa hora.

Depois de passar por São Paulo, o festival acontece no dia 25 no Rio, no HSBC Arena e o no dia 28 em Florianópolis, no Stage Music Park, somente com Florence and The Machine, Bruno Mars e Rox. Bruno Mars fará ainda apresentação solo em 26 de janeiro em Belo Horizonte, no Mineirinho.

Cobertura prozida em texto para UOL Música.