MC5, Sex Pistols, Stooges, David Bowie. As bandas que fizeram o cenário da década de 70 são o pano de fundo da trilha sonora e da história de uma das primeiras “girl bands” que o mundo viria a ouvir falar, The Runaways.

A cinebiografia “The Runaways, o Filme”, dirigida por Flora Sigismondi, que já trabalhou em clipes de Marilyn Manson, White Stripes e Björk, é protagonizada pelas atrizes teen Kristen Stewart –da saga “Crepúsculo”–, que interpreta Joan Jett, e Dakota Fanning, que faz a guitarrista e vocalista Cherrie Currie.

O álbum chegou às prateleiras antes mesmo do longa estrear no Brasil, onde esta previsto para ser exibido a partir do dia 20 de agosto de 2010. A lista de 14 músicas é dividida entre gravações originais e versões interpretadas por Stewart e Fanning.

A trilha passaria despercebida se não fossem as regravações de “California Paradise” e “Cherry Bomb” na voz de Dakota Fanning e “Queens of Noise” e “Dead end Justice” em que a atriz divide os vocais com Kristen Stewart. Diferentemente de Dakota, que canta de forma mais espontânea, Kristen fica com a função de backing vocal e aparece menos nas músicas.

O álbum também conta com três faixas originais das Runaways, “Hollywood”, do álbum “Queens of Noise”, de 1977, “I Wanna Be Where the Boys Are”, gravada ao vivo no Japão, também em 1977, ano em que a banda fez uma turnê de sucesso no país, e “Don’t Abuse Me”, na voz de Joan Jett, do álbum “Flaming Schoolgirls”, de 1980, essa última não foi incluída no filme.

Além das músicas envolvendo a banda que é tema do filme, a seleção tem “Roxy Roller”, de Nick Gilder, “The Wild One”, de Suzi Quatro, e “Rebel Rebel”, de David Bowie. Por ser uma das mais antigas, a gravação de “It´s a Man’s Man’s Man’s World”, do MC5, ficou com uma qualidade sonora inferior em relação as outras faixas do álbum. “I Wanna Be Your Dog”, dos Stooges, e “Pretty Vacant”, dos Sex Pistols, fecham o repertório de gravações originais.

Lançado pela Atlantic Records, a trilha sonora de “Runaways, o Filme”, foi produzida por Joan Jett, Kenny Laguna, Kevin Weaver e Paul Ketz, parceiros de longa data de Jett e que já trabalharam com a roqueira em outros projetos, dentre eles a banda Joan Jett & The Blackhearts.

Se conhecemos um pouco as fãs das atrizes em questão, a trilha sonora não vai causar tanto burburinho quanto o beijo de Kristen e Dakota no filme.

Avaliação: ♫ ♫

Nick Gilder – “Roxy Roller”
Suzi Quatro – “The Wild One”
MC5 – “It’s A Man’s Man’s Man’s World”
David Bowie – “Rebel Rebel”
Dakota Fanning – “Cherry Bomb”
The Runaways – “Hollywood”
Dakota Fanning – “California Paradise”
The Runaways – “You Drive Me Wild”
Dakota Fanning & Kristen Stewart – “Queens Of Noise”
Kristen Stewart & Dakota Fanning – “Dead End Justice”
The Stooges – “I Wanna Be Your Dog”
The Runaways – “I Wanna Be Where The Boys Are (Live)”
Sex Pistols – “Pretty Vacant”
Joan Jett – “Don’t Abuse Me”

Resenha publicada no UOL Música.