Hipopótamos voadores, texturas psicodélicas e camadas delicadas de aquarela. Enquanto se aventura na descoberta de seus traços, a estudante ucraniana Ola Liola desenha surrealismos e animais coloridos inspirados pela mitologia e moda do leste europeu.

No final de semana visitamos o Berlin Graphic Days, um evento que reúne workshops e exposições envolvendo o universo gráfico. Anualmente ele é encerrado com uma feira de artistas que expõe seus trabalhos em diferentes plataformas e com traços e temas variados, e foi lá que encontramos os desenhos da Ola distribuídos em canecas, bolsas de pano e quadrinhos.

“Trabalhar com moda me dirigiu a criar a partir de questionamentos. Como posso expressar meus sentimentos através das cores? Como certos pensamentos, sentimentos ou eventos especiais podem receber uma expressão visual? Como encaixar essas expressões em seres vivos?”, explica a artista. “Através destes pensamentos evolui uma série de animais desenhados com uma nova pele, coberta por texturas coloridas. Meus animais são um pouco realistas, mas as cores e texturas são uma surpresa. Meu objetivo é criar uma forte experiência que ajude a despertar a faísca para explorar mais o mundo ao nosso redor e os sonhos.”

Para ela, o seu trabalho “é um constante diálogo entre dois mundos: a vida urbana e a natureza”. Todas as ilustrações são desenhadas à aquarela, tinta, lápis e, às vezes, uma caneta Rapidograph. Se você curtiu, na lojinha dela na Etsy tem adesivos e pôsteres que custam entre 6 e 16 doletas. Para ver mais do portfólio, esse é o caminho.

Ela ainda dá algumas dicas de como usar a aquarela e aproveitar o melhor da tinta. “Para fazer as camadas e ornamentos eu uso um pincel fino, para a cor branca eu uso guache branco. Às vezes cria grandes efeitos na mistura da técnica Ecoline com os tubos de tinta. Vai resultar em uma cor bem brilhante e densa (é bom para criar os traços das texturas, não para preencher superfícies). E não misture o guache com o Ecoline, vai criar uma catástrofe.”

go alice_ola_liola

“Go Alice”, inspirada em “Alice no País das Maravilhas”

kitten_soul_ola_liola

“Alma Felina”

ola_liola_bear

“Rare Raving Bear”

ola_liola_illustration

“Gold Fish”

ola_liola_spectrum

“Spectrum”

olaliola_hypo olaliola_owl

like_a_flower