Desde 2007, quando foi criado por Chris Brown (dono de loja de antiguidades musicais nos Estados Unidos) todo ano o Record Store Day reúne diversas bandas com o propósito de lançar algo novo (ou não) que seja pago pelos consumidores musicais, em vinis ou edições limitadas e especiais. Esse ano, além da porrada de bandas independentes, Rolling Stones e Blur apresentaram dois sons novos, muito bacanas por sinal.

A dos Stones, batizada de Plundered My Soul é uma baladinha com pegada de blues chorão e o poder de balançar quadris femininos em movimentos suaves e sexuais, como todo rock and blues deve ser. A faixa é uma inédita do duplo “Exile on Main Street” de 72 e ainda fará parte de uma reedição especial do álbum lançada pela Universal dia 17 de maio.

Já a do Blur foi um debochinho chamado Fool´s Day e traz a voz preguiçosa de Damon Albarn em meio a acordes simples e um riff chicletinho somado a alguns barulinhos eletrônicos, quase imperceptíveis. A música é a primeira em sete anos sem novidades, desde “Battery in Your Leg” de 2003 e teve mil vinis de sete polegadas disponibilizados para venda. A banda ainda deu uma leve boicotada e disponibilizou a música para download em seu site oficial.

E tem ainda esse post da NME que fala quem ganha com esse evento.