Grilos cantando, ar fresco, uma cerveja e um bom filme. Essa é a proposta do Mobile Kino, um grupo itinerante que exibe o lado B do cinema em parques e biergartens de Berlim. No line-up, “Ziggy Stardust and Spiders From Mars”, “This Is Ain’t California”, “The Legend of Kaspar Hauser” e sessões a cinco euros para quem perdeu os longas da Berlinale.

mobile

um pouco do Griessmuehle, por Anna Karina Nahass (@aknahass)

Visitamos o Griessmuehle, um playground adulto da cidade, que recebe festas de techno fervorosas a noite, para assistir a exibição de “Good Vibrations”, longa de Lisa Barros D’Sa e Glenn Leyburn. O filme conta a história do avô do punk Terri Hooley, que com sua loja de discos homônima, considerada a mais pobre da Irlanda, uniu grupos de católicos e protestantes com a ajuda dos discos.

Chegamos um pouco antes da exibição e Joshua James Atlas, idealizador do Mobile, preparava o local com um amigo. Entre casinhas de paletes e uma pedaço de pano incentivando o ‘do it yourself’, eles organizavam as cadeiras e um lugar pra Jacqueline, a simpática bicicleta ilustrada que carrega um projetor digital, um HD mediaplayer e a tela para as exibições. Hoje eles já conseguiram criar uma verba para melhorar os equipamentos. Mas tudo começou em Neukölln, com um pedaço de tecido branco comprado nos mercados turcos que virava a tela com ajuda de cordas e estacas e dois projetores, que foram roubados pouco tempo depois.

Sobre o conceito, ele explica em sua página que: “Não há nenhum grande conceito por trás Mobile Kino. Nós simplesmente coordenamos uma comunidade com um interesse em comum no cinema. Sempre tentamos mantê-lo acessível, com bilhetes a quatro euros. Os berliners estão quebrados. Temos vivido aqui por muitos anos e é a mesma situação. Por isso entendo que pagar 7 ou 8 euros é muito dinheiro, que poderia ser gasto em cerveja ou outras coisas importantes.”

Se você tem planos de visitar a cidade, recomendamos acompanhar o Facebook deles para descobrir a cidade além dos pontos turísticos. Com bons filmes e clima amigável,  mesmo morando aqui você acaba encontrando um lugar novo pela cidade já que os lugares sempre mudam. Se é produtor de vídeo, também pode enviar seu material para ser exibido.
//crédito topo: @mobilekino

10416583_820146774675712_3557842018414117031_n