Sabemos que você está aí curtindo o feriadão com as pernas pro ar e dando aquela espreguiçada final antes do ano novo começar. Estamos nos preparando para a farra final de 2014, mas antes queremos agradecer nossos leitores. Neste ano, fomos 39 mil (YES!). Aqui deixo nosso obrigada a todos que ajudam o Malaguetas rolar: às nossas fieis colaboradoras Mari Pasini e Mano Barbosa e ao Pedro Rosa, que além de posts também colaborou muito com o crescimento visual do cafofo.

É difícil resumir tudo o que rolou, por isso escolhemos conversas com algumas das pessoas mais legais que conhecemos. Fotógrafos, ilustradores, músicos, freelas, gente que ajuda a inspirar nosso dia e tornar nossos trabalhos e projetos mais humanos, pensantes e curiosos. Um 2015 para todos nós!

Vamos começar de entrevista mais lida?

maria_llovetA ilustradora Marie Llovet bateu um papo com a Mari sobre tabus do erotismo e ilustração em “O Sexo é a Base do Que Somos”. A Mari também conversou com Rocío Salazar, que tem produzido quadrinhos sobre depilação e com o pessoal do Lampioa, um zine sobre sexualidade.

Um ano gamer

nagualAlém da cobertura que fizemos da Gamescom pro Omelete e da International Games Week, o Pedro conversou com o pessoal da Nagual Sounds sobre música, xBox e tecnologia. O papo rendeu tanto que ele acabou trabalhando por lá um tempo. 

Nosso Banksy

narceliocapa1Um dos nossos encontros mais legais foi com o Narcélio Grud, artista cearense que tem conquistado as ruas da Europa com stencils e instalações brincantes. Também publicamos a primeira parte de uma lista de artistas nordestinos para acompanhar. Em streetart, ainda rolou posts direto de Lisboa e Barcelona e a polêmica envolvendo a arte do italiano Blu em Berlim.

Indie inspiração

mvbrasilTivemos uma conversa muito legal com o Fernando Dotta, do selo Balaclava, sobre underground paulistano. Em Indie, outro destaque foi o lançamento do Missiles at a Wedding, projeto do Marcus Vinícius Brasil, e o papo com Gabriel Gariba sobre praia, calmaria e Músicas que Enfeitam Paredes.

Conexão Brasil-Alemanha

noveA Mano acompanhou o primeiro trampo do grafiteiro Nove na Alemanha. Neste ano ela também escreveu sobre o festival Dockville e trouxe mais arte contemporânea pra gente com posts sobre a exposição de Lina Bo Bardi em Munique e Gabriel Mascaro em Hamburgo.

Papo psicodélico

john_howard_monkeying
O Primavera Sound foi nosso primeiro festival gringo e um dos nossos grandes momentos do ano. Muito disso por causa de seus encontros, como o John Howard, com quem conversamos sobre ilustração, música e psicodelia em San Francisco. Também do Primavera Sound, às margens do Mediterrâneo, conversamos com Chris Hopewell, o cara por trás do pôsteres da última turnê do QOTSA.

Deixando algo em troca

stef-1Encontramos com o casal Stephanie e Francis Lane, que uniram a vontade de viajar e ajudar comunidades carentes. Em 2014, eles estiveram em Fortaleza com o 50kids/50cameras, que vai ganhar exposição em Nova York. Também em fotografia, conversamos com Victor Labate sobre sua musa, Lyon.

Entre a terra e o céu
tree_walker
Visitamos o atelier do artista plástico alemão Christopher Abott para tentar entender sua obsessão por árvores e seu sonho de andar sob uma floresta africana.

Papo reto
hazeweb_3
Advogado e ativista canábico, Steffen Geyer conversou com a gente no Hanf Museum sobre política de drogas na Europa. Ele explica porque o modelo adotado por Amsterdam não é o ideal.

Quadrinhos para todas

gif_im_color_128_ezgif-1618839643Falamos muito sobre quadrinhos em 2014. Publicamos entrevistas com Syrlanney (Magra de Ruim), Lovelove6 (Garota Siririca), Beatriz Lopez (XXX) e fomos mencionadas em um short-doc sobre minas e comics, o Mulheres Desenhadas. Na gringa, os papos foram com  Ellen Forney sobre a HQ Parafusos, uma de nossas favoritas, e Liz Climo, ilustradora dos Simpsons, que deu suas dicas para driblar a página branca neste post cheio de quadrinhos bem-humorados. 

Convoque seu Buda
criolo-convoque-seu-buda-cd-baixar
Nossa matéria sobre a capa do álbum do ano no Brasil foi uma das nossas mais lidas. O diretor de arte Denis Cisma e o designer gráfico Lucas Rampazzo contam aqui como foi a criação.

Em Londres sem um puto

taichiO Taiji é um cara super simpático e disposto a ajudar as pessoas. Batemos um papo com ele sobre colaboração e como ele sobreviveu em Londres sem um tostão no bolso por 30 dias.

Vida de Freela
timernani

2014 foi um ano de muitos aprendizados sobre viagem, estudo, empreendedorismo e vida freelancer. A ideia é compartilhar mais informações valiosas e sem glamour com vocês. Por hora, dá para encontrar alguns dos nossos posts sobre o assunto aqui e ler nossa entrevista com o designer paulistano Tim Ernani em sua jornada para conciliar a vida profissional à vontade de ser um pai mais presente.

Berlim, BerlimHenning_WagenbrethPublicamos dicas para uma viagem inesquecívelquadrinhos para entender a capital alemã e entrevistamos artistas que viveram o pós-queda do Muro. Entre eles, o fotógrafo Chris Keller, que compilou imagens incríveis da época, Danielle de Piccioto, uma das criadoras da Love Parade, que conta sua experiência com arte e gentrificação, e Dimitri Hegemann, um dos criadores do Tresor, que fala como o velho e o novo podem existir além da globalização.

Desejamos um 2015 incrível a todos, voltamos em breve. ;)