À primeira vista, High Maintenance parece uma produção hipster sobre um integrante dos Los Hermanos entregando erva delivery no Brooklyn. Mas deixando os clichês de lado, é possível descobrir um retrato bem humorado das diferentes relações das pessoas com a planta e com o glamour superestimado da vida na cidade.

Colossal

Com esquetes de seis a quinze minutos, a websérie retrata personagens em um retrato cômico da realidade. Entre os personagens, um escritor crossdresser sofrendo uma crise de paternidade, uma dupla de fashionistas pobretões, uma adolescente com epilepsia, uma workaholic ansiosa, uma jovem mulher com câncer, recém-casados entediados. Mesmo quem não fuma pode se identificar com os textos lúcidos e a relação do protagonista, chamado apenas de ‘the Guy’, com os clientes e suas neuras.

Criada por Ben Sinclair (ator americano que já fez pontas em “Law & Order” e “A Gifted Men”) e Katja Blichfeld  (vencedora de um Emmy pelo casting de “30 Rock”), a série atraiu a atenção do Vimeo, que tem um serviço de On Demand bacana para produtores autônomos, e inicia nesta semana sua segunda temporada. Com trabalhos medianos na grande mídia, a dupla decidiu produzir para internet e se aventurar em uma produção low-budget que tem recebido bastante atenção da mídia americana, com reviews positivos na New Yorker e do New York Times.

Em uma entrevista que saiu ontem na Rolling Stone, Ben explica que “os maconheiros que se identificam com os personagens são as pessoas mais produtivas, criativas e de sucesso” que eles conhecem. “A série mostra o mundo em que vivemos. Quando descobrimos que a razão pela qual as pessoas fumam é mais interessante do que o fato delas estarem fumando maconha, os episódios começaram a crescer.”

O casal, que começou a produção logo após o casamento em 2012, começou a vender os episódios por $1.99 (cada) ou $7.99 (a série inteira) e o Vimeo fica com 90 centavos de cada dólar. A série também faz parte de uma iniciativa da plataforma em promover conteúdo original. Mesmo tirando a grana do bolso, Sinclair diz que não se importa com as vendas, prefere rotular como um “projeto de arte” e experimentação para web.

Quem anda carente de comédias (#sdds Orange Is the New Black), pode assistir a primeira temporada free e com legenda em português. E claro, passa aqui depois para dizer o que achou.