De pés descalços, vestido pijamão e cabelo desgrenhado, a fotógrafa israelense Ella Uzan subiu ao palco do Pixel Show neste domingo tímida e recolhida, fragilidades que não tem medo de expor. Formada na Bezadel Academy, em Jerusalém, Ella é uma das provas de que a internet não separa os introspectivos do mundo real, mas os conecta ainda mais. Começou a estudar animação aos 26, quando decidiu que iria se dedicar a projetos fotográficos e storytelling. Desde então tem usado a tecnologia como ferramenta para expandir seu trabalho e criar conexões.

Criada sozinha, Ella conta que sempre foi solitária e gostava de passar tempo lendo contos fantásticos e se perdendo nos universos paralelos criados pela ficção, o que preocupava os seus pais. Com a vida adulta e a dificuldade de se envolver socialmente, começou a buscar na arte respostas para suas dúvidas existenciais. “Às vezes, na busca por um caminho, você acaba se perdendo e encontrando algo melhor”, explicou durante sua palestra na PS.

ellauzan

O que era para ser inicialmente um papo sobre fotografia de moda virou uma conversa intensa sobre inspiração e onde buscar referências com baixo orçamento, dias improdutivos e insegurança. A imagem de capa foi produzida em uma banheira, com um saco de lixo no fundo e algumas gotas de leite na água. Suas modelos são mulheres que encontra em cafeterias, restaurantes, no aeroporto e os cenários são alguns dos espaços lúdicos que encontra por onde viaja, na maioria das vezes exóticos, aproveitando a luz do dia, natureza e pássaros.

Screen shot 2015-10-19 at 11.10.13 PM

ellauzan

8

ellauzan2

Ella deixou São Paulo depois de uns goles de caipirinha (achou nojento) e a ideia de fazer uma sessão no Rio de Janeiro, para onde viajou no fim de semana. O portfolio da artista é um livro com muitas páginas em branco, mas que você pode ver crescer no Instagram @EllaUzan, cheio de imagens misteriosas, silenciosas e delicadas.

Israel está bombando de projetos legais. Leia nossa entrevista com a ilustradora Geffen Refaeli, que cria surrealismo inspirada pelas imagens dos seus seguidores no Instagram.