Cansada de publicar fotos de seu casal de gatos no Instagram, a ilustradora israelense Geffen Refaeli decidiu transformar suas horas de procrastinação na rede social fotográfica em desenhos surrealistas. Bati um papo rápido com ela após sua estreia na galeria berlinense Urban Spree em setembro.

Batizado de “Daily Doodle Gram”, o projeto criado em 2012 reúne de sanfoneiros com cabeças de pato a mulheres tomando chá com dinossauros em imagens compartilhadas diariamente na página da artista, que já contabiliza 30 mil seguidores.

Refaeli, que se prepara para sua quarta exposição em Tel Aviv, conta que a princípio não era fã das abstrações dos surrealistas, mas aprendeu a gostar quando entrou na faculdade de artes.

“A verdade é que eu pensava que tudo era como Salvador Dalí ou Marcel Duchamp. Foi então que descobri que boa parte de meus artistas favoritos, como David Lynch, eram inspirados por esse estilo, então comecei a estudar.”

Outra inspiração importante para a ilustradora é a artista germano-suiça Meret Oppenheim, famosa por criar misturas entre objetos do dia a dia e texturas de peles de animais. Mas ao contrário das instalações ousadas da veterana, Refaeli aposta na simplicidade da caneta preta e algumas horas no iPhone.

“Esse projeto começou por que eu passava horas olhando para as imagens e o meu vício estava piorando”, diz entre risos. “Tenho certeza que ganhei alguns graus nas lentes do óculos depois dessa ideia”. Geffen ainda conta que para manter seu tempo útil, ela tenta administrar no máximo mil pessoas em seu feed. Mas mesmo com um pretexto criativo para passar mais horas na rede social, ela não se engana: “é tudo procrastinação.”

doodlegram_montagens

doodlegram_montagem2

doodlegram_montagem_5

doodlegram_montagem_4

doodlegram_montagem_3

Dicas de Instragrammers pra seguir? “Claro que gosto de muitos. Mas tenho que me segurar, do contrário seguiria 1 milhão! Eu amo @thiswildidea, que está viajando os EUA com a sua cachorra Maddie, ele tira ótimas fotos dela e de outros temas. Também gosto das fotos de Nova York do @aguynamedpatrick e também do blogueiro @facehunter, onde eu sempre encontro roupas inspiradoras.” >> Conheça mais em GEFFENREFAELI.COM