Nessa semana está rolando a BerlinWebWeek, um evento mais ou menos nos moldes da Campus Party no Brasil, e duas convenções são especialmente interessantes: a Media Convention e a Re:Publica, que cobrimos também no ano passado. Ambas reúnem diferentes discussões relacionadas a tecnologia, ciência, jornalismo e privacidade na rede. Separamos algumas coisas legais dos dois primeiros dias. Vem saber mais!

O Grande Irmão do Século 21
Rolou um talk do escritor de ficção canadense Cory Doctorow, autor de “O Pequeno Irmão” e editor do Boing Boing. Ele foi convidado para comparar a NSA (agência de segurança americana) a Stasi (serviço de espionagem da antiga Alemanha comunista). Para ele, “nós não somos permitidos a entender os bugs e falhas nos nossos computadores. Outros ditam o que devemos ou não fazer. Temos como exemplo o caso dos protestos da Ucrânia e sabemos que não acabaram bem. Não existe privacidade no seu telefone. Quando as pessoas chegaram em casa das manifestações, receberam uma mensagem dizendo que foram registradas por participar de um evento civil ilegal. Muitas com certeza pensaram duas vezes em se envolver de novo.”

Ouça o áudio da palestra (em inglês)
The NSA Are Not the Stasi: Godwin for Mass Surveilance

Netflix e a TV do Futuro
Outra sugestão é o talk do CEO do Netflix, Reed Hastings. Ele conta um pouco da própria história com tecnologia, como o Netflix surgiu, modelos de distribuição e o papel da TV nas nossas vidas. “Não tinha nenhuma qualificação, não tinha trabalho, pegava aulas a noite e o único trabalho que tinha era entregar cafés em uma empresa de computadores. Não planejei nada disso, mas por pura sorte essa empresa, que já morreu, era pioneira na internet. A partir deste contato entrei em Standford pra me graduar em Ciência da Computação e até hoje não sei como fui aceito, não tinha nenhum histórico na área, foi um milagre”.

Ouça o áudio da palestra (em inglês)
Talk com Reed Hastings (CEO do Netflix)

Blogs de política no Quênia
Todos os anos rolam atualizações sobre como a internet está transformando a África e neste ano a jornalista queniana Brenda Wambui, do Brainstorm.Co, conta como a internet tem criado um sentimento de conexão no Quênia. “Eu e meus amigos começamos a discutir: por que não paramos de reclamar sobre o que está ruim no conteúdo de outros sites e começamos a fazer um nosso próprio? Então começamos a escrever um artigo longo por semana. Queremos impactar positivamente a vida das pessoas e hoje somos um dos melhores sites sobre política do país. As novas mídias são incrivelmente poderosas. A internet é a maior força democratizadora e é o que mais me interessa em estudar novas mídias.”

Ouça o áudio da palestra (em inglês)
“The Revolution Will Be Written In HTML”

Animais espiões 
Você sabia que animais já foram acusados de espionagem? Usando como exemplo o caso da polícia de Israel, que prendeu um abutre acusando-o de ser um espião da Árabia Saudita em 2011, neste talk são relembrados grandes momentos da espionagem bichana. Entre as histórias, e as piadas, estão os golfinhos militares da Ucrânia e um programa de treinamento da CIA que incluía cachorros, gatos e pombas.

Ouça o áudio da palestra (em inglês)
Spy Animals

republico14

republica15

republica9

republica8

republica6

republica5

republica4

privacy

Amanhã tem mais!