Revista que mistura o amor bandido de “Bonny & Clyde” com o humor de comédias como “O Virgem de Quarenta Anos” e um toque de ironia da “MAD”. Essa é “Sex Criminals”, nova HQ de Matt Fraction e Chip Zdarsky.

Fraction usa temas tabu na vida real, como a masturbação e o orgasmo feminino, para contar a história de Susie. Mulher segura e decidida, a personagem traz o leitor para situações sexuais cotidianas em paralelo ao seu lado criminoso nonsense, o que rende algumas risadas.

As páginas da revista revelam surpresas como a protagonista narrando a história em primeira pessoa, debaixo da água quente do chuveirinho, com humor ácido e texto simples. As diagramação da página também chama a atenção por usar transições clássicas dos quadrinhos, como a cena que mostra o casal se conhecendo em uma festa, unidos pela história de “Lolita”, de Vladimir Nabokov, e inspirada por Will Eisner.

sexcriminals1_cover

Ao Comics Alliance, Fraction disse que fazer um quadrinho sobre esse tema era um experiência que ele gostaria de ter na vida. “Quero pelo menos tentar fazer uma comédia sobre sexo para os quadrinhos. É um gênero que eu gosto na ficção, no cinema, na televisão e na minha vida. Eu não consigo pensar em uma história em quadrinhos que realmente tenha feito isso. A partir de agora quero escrever engraçado, sujo, comédia. Não pensando isso como um roteiro, como uma história que falhou em outras mídias. Eu quero que todos os meus quadrinhos sejam quadrinhos em primeiro lugar.”

A terceira edição da HQ, lançada na última semana foi banida pela Apple e não pode ser vendida no aplicativo Comixology, o iTunes das HQ’s. A revista que teve 46 mil downloads em sua primeira edição é um experimento do autor para o público adulto e uma tentativa de implementar um novo gênero. A Apple publicou uma nota dizendo que “esse material tem conteúdo que a audiência naturalmente encontraria censurado e não está em conformidade com as Diretrizes de Loja de aplicativos.”

HQ foi banida do Comixology

Desde então, Fraction tem usado o Twitter e seu Tumblr para fazer alguns desabafos.“Uma noite antes do lançamento da segunda edição, há duas semanas, nosso editor na Image Comics, Eric Stephenson, nos informou que o livro não estaria disponível em dispositivos iOS, como o Comixology. Mas o livro pode ser adquirido no iBooks, o que não faz sentido”, comenta o autor em publicação na sua página oficial.

“Isso não é censura, é hipocrisia, e é hilário. Não consigo entender porque barraram a segunda e não a primeira edição do quadrinho. Talvez sejam as vendas?”, cutucou o autor, que vem cativando o público desde o lançamento de “Hawkeye”, revista que ganhou dois prêmios Eisner na Comic-Con deste ano e que trouxe frescor à história do Arqueiro Verde, uma das HQ’s mais vendidas na Amazon em 2013. Fraction também é conhecido por seus trabalhos para a Marvel e pela graphic novel “Casanova”, criada em parceria com os brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon.

sex_criminals

Apesar de banida pela Apple, “Sex Criminals” teve o segundo número esgotado em lojas de quadrinhos americanas, mas circula com um aviso de “proibida a venda para crianças”. A revista está disponível na página da Image Comics e em dispositivos para Android.

À “Wired”,  ilustrada pelo canadense Zdarsky disse que o bloqueio é injustificável, uma vez que as cenas de sexo apresentadas são bem mais leves que as de seriados de TV como “Girls”, por exemplo. “É como um ‘500’ dias com Ela” mais explícito”, rotulou um leitor. A HQ exibe algumas cenas de nu frontal e sexo. E também traz de volta a seção dos leitores, com perguntas sobre sexo respondidas por Fraction, divertíssimo.

Uma breve sinopse

Após o assassinato do pai, ainda na sua infância, Susie cresce fugindo da mãe alcoólatra e enfrenta toda a conturbada fase adolescente sem conseguir alguém para ajudá-la a entender o que é um orgasmo. A história sai do lugar comum quando a protagonista conhece o namorado Jon e descobre que fazer sexo lhe dá o super poder de parar o tempo, o que os motiva a roubar bancos e manter uma vida no crime.

sex criminals

porn_store_sex_criminals

sex-criminals-cover-web1 SexCriminals-19